Já viu que horas são ?

O teu Fórum na NET
ForumHRV no FaceBookForumHRV no YouTubeSite HONDA Portugal
Últimos assuntos
» Erro código 65 Luz do motor acesa (amarela)
Qui 1 Dez 2016 - 15:49 por fdias

» Hrv ora pega, ora não pega !!!
Dom 23 Out 2016 - 16:21 por fdias

» ecu chip remap
Sex 21 Out 2016 - 20:29 por BUDJA

» pressão alta no circuito de agua
Seg 10 Out 2016 - 13:38 por fdias

» Instalação de câmara de vídeo
Ter 6 Set 2016 - 19:51 por fdias

» Recordando velhos / novos tempos
Seg 22 Ago 2016 - 13:19 por fdias

» interior Hrv- Star Wars theme
Dom 21 Ago 2016 - 0:01 por Lino

» Software de manutenção honda HRV
Sex 19 Ago 2016 - 0:05 por fdias

» Porta desparecida OBD
Sex 19 Ago 2016 - 0:04 por fdias

» Honda HRV for ever
Ter 16 Ago 2016 - 0:50 por fdias

» Farois, Barras de tejadilho (5 portas), Barras para bagagem, escovas dos vidros (5 portas) etc...
Sex 12 Ago 2016 - 0:58 por superfer

» PEDAL DA EMBRAIAGEM
Ter 9 Ago 2016 - 0:02 por rui miguil

» Pedal acelerador duro
Qua 3 Ago 2016 - 13:17 por fdias

» Opinião sobre barras no tejadilho
Qua 27 Jul 2016 - 10:46 por fdias

» Comparativo XR-V / VEZEL
Sab 14 Maio 2016 - 16:01 por fdias

» Barulho a virar a frente
Dom 17 Abr 2016 - 23:45 por fdias

» [Venda] Molas de rebaixamento 35/40mm FK
Seg 11 Abr 2016 - 16:03 por onurB

» TROCO JANTES COM PNEUS
Sab 9 Abr 2016 - 0:32 por Lino

» Ensaio Honda Jazz 1.3 i-Vtec 2016
Sab 26 Mar 2016 - 12:43 por fdias

» Desembaceador (ou desembaçador) traseiro
Seg 21 Mar 2016 - 18:33 por fdias

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  Bubleam em Qui 20 Mar 2014 - 15:14

Ora boas,

Passados uns meses com o carro, e poucas chatices, eis que me surgem duas.
Mudei o óleo de motor à 4.000km. Pus 10w40 e tudo muito bem. Entretanto, tinha as velas nas lonas, e tive de as trocar. Mais uma vez, tudo porreiro. Levou umas NGK (por causa do GPL) - modelo aconselhado.
Hoje, só por descargo de consciência, fui ver como estava o óleo. Qual não é o meu espanto quando vi que estava abaixo do mínimo  Suspect 
Acrescentei óleo, levantei o carro, pus-me lá a cuscar e não vi fuga nenhuma.

Pergunta: o consumo de óleo extra (pôr extra nisso!!!) poderá ter sido motivado por as velas estarem mais do que na idade da reforma?

2º problema:
Depois de mudar o óleo e de estar uns minutos ao ralenti, resolvi dar-lhe umas aceleradelas, uma vez que o carro estava quente, e a panela final tinha água. Mandei-lhe umas gasadas tendo, propositadamente, chegado uma vez às 7000 rotações. Quando paro, vejo fumo a sair da zona do motor (tinha o capot aberto). O fumo passou praticamente de imediato e eu, como é obvio, fui lá ver, e tudo impecável.

Pergunta: tenho a panela, do meio, rota (e bem rota, diga-se) e possivelmente o catalizador nas lonas. Será que os gases não estão a ser correctamente enviados para a linha de escape e daí o fumo, ou terei um problema mais grave?

Por fim, uma pequeníssima questão para evitar abrir outro tópico:
À semelhança da maior parte dos HR-V que vejo na rua, a calha dos vidros do meu está a descascar, ficando cinzenta. Ora, eu até gosto bastante do cinzento, mas queria acabar de lhe tirar a tinta preta. Alguém sabe como sai aquilo?

Obrigado desde já por me ouvirem (lerem)

Os melhores cumprimentos

Bubleam
HR-V user
HR-V user

Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  fdias em Qui 20 Mar 2014 - 17:12

Acerca do consumo de óleo, só posso recomendar veres no vaso de expansão do radiador da água se tens óleo misturado com a água.
Se sim, é sinal que a junta da cabeça já era e está a misturar os dois.

Os fumos... se dizes que tens a panela do meio rota e se o honda estava parado é provável que o fumo tenha circulado por debaixo da carroçaria e saído pela baía do motor.
mas é um suponhamos a deitar a adivinhar.

Os raspadores dos vidros, estão como os meus...
não sei com que material se pode raspar aquilo sem danificar a chapa por baixo.
talvez uma lixa e depois existem sprays com tinta apropriada para repor isso à normalidade.

Avalie a participação dos membros pressionando no - ou + à sua direita e no botão de obrigado
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Faz "LIKE" na nossa pagina no  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]  Facebook

fdias
-
-

Mensagem  Bubleam em Sex 21 Mar 2014 - 4:06

fdias escreveu:Os raspadores dos vidros, estão como os meus...
talvez uma lixa e depois existem sprays com tinta apropriada para repor isso à normalidade.

Obrigado, amanhã já vou averiguar. Mas o consumo de oleo não poderá ser das velas?

Quanto aos raspadores... A minha dúvida é se aquilo não dá para tirar (e como se faz), uma vez que fica um trabalho melhor..

Obrigado

Bubleam
HR-V user
HR-V user

Mensagem  fdias em Sex 21 Mar 2014 - 8:29

Nunca ouvi falar de "velas" a serem as culpadas pelo consumo de óleo... mas, não sou mecânico.
O que podes fazer, se tiveres a ferramenta apropriada é tirar as velas fora, uma por uma para não te trocares a seguir e ver como é que elas estão.
Se estiverem limpas, o óleo não terá andado pela câmara de combustão, ou seja, não está a passar para dentro da área onde gasolina e ar se misturam e dão origem à explosão.
Se andar nesses lados... pode ser segmentos... mas qualquer adivinha deste tipo, implica abrir o motor para ter a certeza.

Os raspadores, podem tirar-se, mas arriscas a partir a mola que os segura. O resto é apenas um parafuso.
Vê no meu DB. estão lá umas fotos que mostram os raspadores

Ou vê este tópico aqui que ajuda mais

Já agora dava jeito manter os temas separados... para quem vêm à procura de um problema de motor, encontrar este tópico a falar de raspadores de vidros, não lhe dá muita serventia Smile

Avalie a participação dos membros pressionando no - ou + à sua direita e no botão de obrigado
Faz "LIKE" na nossa pagina no  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]  Facebook

fdias
-
-

Mensagem  LittleLion em Sex 21 Mar 2014 - 11:00

Bubleam escreveu:
fdias escreveu:Os raspadores dos vidros, estão como os meus...

Obrigado, amanhã já vou averiguar. Mas o consumo de oleo não poderá ser das velas?

Quanto aos raspadores... A minha dúvida é se aquilo não dá para tirar (e como se faz), uma vez que fica um trabalho melhor..

Obrigado

O consumo de oleo depende da velocidade e rpm's que facas no dia a dia.
Por exemplo no meu se andar com ele sempre a dar gás e rpm's altas ele vai gastar bastante oleo.
Se procurares aqui no forum tem ai casos em que fizeram algarve-porto (penso eu) com rpm altas e a varreta do oleo foi do max ao min, agr tudo depende da tua condução.
O Hrv se andares com rpm altas ele vai gastar oleo e MT gasolina, agr se andares com rpms baixas vai ser um consumo de oleo normal, considerado não preocupante.

Cumprs,

LittleLion
HR-V fan
HR-V fan

Mensagem  fdias em Sex 21 Mar 2014 - 12:15

Algarve Lisboa (são 300 kms no total que fiz) e foi meia vareta de óleo para o galheiro.
Sempre com o prego colado lá em baixo, até à zona de Palmela que é onde os amigos costumam plantar os radares debaixo das pontes, para nos pescarem nas portagens Wink

fdias
-
-

Mensagem  geobik em Sex 21 Mar 2014 - 20:20

as velas para o carro a gas ou gasolina são as de origem o resto é conversa.

o oleo desceu contigo e com muitos outros que passam a gas. Como fica mais barato assapar, andam de prego colado e depois dizem que o carro gasta oleo, e alguns até dizem que a culpa é do gas.

levanta o pé que isso passa  Wink 

geobik
HR-V lover
HR-V lover

Mensagem  Bubleam em Qua 26 Mar 2014 - 14:12

Boas,

Ponto de situação: coloquei óleo no dia em que escrevi o post. Andei com o carro todos os dias e até agora continua a nível  cheers 

Fui ver o vaso de expansão do radiador e está tudo impecável.

Posto isto, não faço ideia do que se passou.

Julgo que ninguém aqui no fórum me conheça de lado nenhum, portanto a melhor forma de descrever a minha condução é a seguinte: faço melhores médias em qualquer carro do que os fabricantes anunciam. Mas, por outro lado, também não deixo que acumulem carvão.
Para aí uma vez por mês (ou quando a necessidade assim obriga) puxo pelos carros, mas sempre depois de estarem quentes, terem andado uns kms e durante pouco tempo (nada de 20km a fundo). No HR-V, nunca passei dos 150km/h - por causa das calhas superiores.
Andar mais depressa neste carro por estar a GPL não está, de todo, relacionado. Já tive outro carro a GPL (ver forum) e a novidade do preço do combustivel já passou há algum tempo.

Quanto às velas, geobik, lamento mas tenho de discordar contigo. O meu Honda levou umas NGK ZFR5J-11 e toda a gente diz que foi o melhor que fiz.

Obrigado

Bubleam
HR-V user
HR-V user

Mensagem  geobik em Qua 26 Mar 2014 - 20:01

Quantos às velas pode ser que tenhas razão. O que sentiste? gasta menos? dispara mais?

Quanto ao oleo, é do carro, se assapares ele bebe. Se for 0w40 ou 5w40 ou 5w30 ou 0w30 (sinteticos) ainda bebe mais, o ideal é 10w40

eu ponho velas de origem que foi o que me aconselharam em Braga na lovato e no meu mecânico. Depois da 1ª afinação o carro está impec.

geobik
HR-V lover
HR-V lover

Mensagem  fdias em Qua 26 Mar 2014 - 21:59

Bubleam escreveu: Mudei o óleo de motor à 4.000km. Pus 10w40 e tudo muito bem.

Geobik... tá logo no post inicial. 10W40

@Bubleam, diz-me lá outra coisa...

Verificaste o óleo só depois dos 4000 kms feitos ?
ou foste vendo e ele ia sumindo ?
Viste logo no dia em que o trocaste ou trocaram por ti ?

Ou seja, estou a pensar... terás trocado o filtro também ?
Se juntares algum consumo e um filtro novo, poderás ter aí o teu litro de diferença. É um tiro no escuro, mas é uma sugestão!

fdias
-
-

Mensagem  Bubleam em Qua 9 Abr 2014 - 21:26

fdias escreveu:
Bubleam escreveu: Mudei o óleo de motor à 4.000km. Pus 10w40 e tudo muito bem.

Geobik... tá logo no post inicial. 10W40

@Bubleam, diz-me lá outra coisa...

Verificaste o óleo só depois dos 4000 kms feitos ?
ou foste vendo e ele ia sumindo ?
Viste logo no dia em que o trocaste ou trocaram por ti ?

Ou seja, estou a pensar... terás trocado o filtro também ?
Se juntares algum consumo e um filtro novo, poderás ter aí o teu litro de diferença. É um tiro no escuro, mas é uma sugestão!

Boas

Verifiquei o óleo só depois dos 4000km feitos.
Trocaram o óleo por mim e pedi para trocarem o filtro.

Como disse, quando escrevi o post, coloquei óleo. Hoje fui ver e já falta. Não sei o que se passa, mas não acho mesmo normal... Devo ter feito 200m a fundo e a subir, de resto não puxei pelo carro..

Obrigado

Bubleam
HR-V user
HR-V user

algumas pistas

Mensagem  rui miguil em Qua 9 Abr 2014 - 21:47

rui miguil
HR-V lover
HR-V lover

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:43