FORUM HR-V Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Já viu que horas são ?
Lisboa
O teu Fórum na NET
ForumHRV no FaceBookForumHRV no YouTubeSite HONDA Portugal
Últimos assuntos
» ficha de diagonostico
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptyQui 21 Mar 2024 - 16:42 por fdias

» Comandos das portas
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptySáb 2 Mar 2024 - 16:41 por fdias

» Sonda de temperatura de gases
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptySex 26 Jan 2024 - 3:12 por Carlos Francisco

» Rádio com AUX
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptyQua 17 Jan 2024 - 23:15 por fdias

» Ventilador e AC
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptyQui 4 Jan 2024 - 10:36 por Paulo Rui Silva

» Porcas Segurança Roda
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptyQua 6 Dez 2023 - 15:53 por Paulo Messias

» Roubo Catalisador
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptyTer 21 Nov 2023 - 13:03 por JD16W1

» Manual de manutenção
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptySeg 16 Out 2023 - 17:33 por fdias

» Central multimedia HRV 2017
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptyQua 20 Set 2023 - 10:44 por micasbond

» Óleo da marca SUNOCO 10W40
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptyTer 12 Set 2023 - 1:32 por LandFreitas

» Barras de tejadilho HRV Ano 2000 - 5portas
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptyTer 11 Jul 2023 - 18:44 por Pmartj

» Medida da furacão
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptySeg 1 maio 2023 - 20:24 por Ramiro Santos

» Erros P0132 e P0443 e Travões, Como resolver?
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptySex 24 Fev 2023 - 23:09 por fdias

» Temperatura do anticongelante no motor D16W1
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptySex 24 Fev 2023 - 22:46 por fdias

» Óleo de motor escuro após uns 3000km
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptySáb 18 Fev 2023 - 1:22 por JD16W1

» Hrv ora pega, ora não pega !!!
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptyQua 8 Fev 2023 - 0:56 por Anualmix

» Oleo de motor recomendado
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptyTer 31 Jan 2023 - 16:47 por fdias

» OBDII and Torque
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptyQui 5 Jan 2023 - 0:12 por fdias

» Sensor temperatura gases de escape - Honda HRV 1999 VTEC
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptyTer 3 Jan 2023 - 19:48 por JSilva

» Radiador HRV
[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  EmptySeg 2 Jan 2023 - 23:12 por berthier


[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

+3
LittleLion
fdias
Bubleam
7 participantes

Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  Bubleam Qui 20 Mar 2014 - 15:14

Ora boas,

Passados uns meses com o carro, e poucas chatices, eis que me surgem duas.
Mudei o óleo de motor à 4.000km. Pus 10w40 e tudo muito bem. Entretanto, tinha as velas nas lonas, e tive de as trocar. Mais uma vez, tudo porreiro. Levou umas NGK (por causa do GPL) - modelo aconselhado.
Hoje, só por descargo de consciência, fui ver como estava o óleo. Qual não é o meu espanto quando vi que estava abaixo do mínimo  Suspect 
Acrescentei óleo, levantei o carro, pus-me lá a cuscar e não vi fuga nenhuma.

Pergunta: o consumo de óleo extra (pôr extra nisso!!!) poderá ter sido motivado por as velas estarem mais do que na idade da reforma?




2º problema:
Depois de mudar o óleo e de estar uns minutos ao ralenti, resolvi dar-lhe umas aceleradelas, uma vez que o carro estava quente, e a panela final tinha água. Mandei-lhe umas gasadas tendo, propositadamente, chegado uma vez às 7000 rotações. Quando paro, vejo fumo a sair da zona do motor (tinha o capot aberto). O fumo passou praticamente de imediato e eu, como é obvio, fui lá ver, e tudo impecável.

Pergunta: tenho a panela, do meio, rota (e bem rota, diga-se) e possivelmente o catalizador nas lonas. Será que os gases não estão a ser correctamente enviados para a linha de escape e daí o fumo, ou terei um problema mais grave?



Por fim, uma pequeníssima questão para evitar abrir outro tópico:
À semelhança da maior parte dos HR-V que vejo na rua, a calha dos vidros do meu está a descascar, ficando cinzenta. Ora, eu até gosto bastante do cinzento, mas queria acabar de lhe tirar a tinta preta. Alguém sabe como sai aquilo?

Obrigado desde já por me ouvirem (lerem)

Os melhores cumprimentos

Bubleam
HR-V user
HR-V user

Mensagens : 15
Data de inscrição : 22/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  fdias Qui 20 Mar 2014 - 17:12

Acerca do consumo de óleo, só posso recomendar veres no vaso de expansão do radiador da água se tens óleo misturado com a água.
Se sim, é sinal que a junta da cabeça já era e está a misturar os dois.

Os fumos... se dizes que tens a panela do meio rota e se o honda estava parado é provável que o fumo tenha circulado por debaixo da carroçaria e saído pela baía do motor.
mas é um suponhamos a deitar a adivinhar.

Os raspadores dos vidros, estão como os meus...
não sei com que material se pode raspar aquilo sem danificar a chapa por baixo.
talvez uma lixa e depois existem sprays com tinta apropriada para repor isso à normalidade.
fdias
fdias
-
-

Mensagens : 4308
Data de inscrição : 22/05/2010
Idade : 56
Localização : LX

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  Bubleam Sex 21 Mar 2014 - 4:06

fdias escreveu:Os raspadores dos vidros, estão como os meus...
não sei com que material se pode raspar aquilo sem danificar a chapa por baixo.
talvez uma lixa e depois existem sprays com tinta apropriada para repor isso à normalidade.


Obrigado, amanhã já vou averiguar. Mas o consumo de oleo não poderá ser das velas?

Quanto aos raspadores... A minha dúvida é se aquilo não dá para tirar (e como se faz), uma vez que fica um trabalho melhor..

Obrigado

Bubleam
HR-V user
HR-V user

Mensagens : 15
Data de inscrição : 22/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  fdias Sex 21 Mar 2014 - 8:29

Nunca ouvi falar de "velas" a serem as culpadas pelo consumo de óleo... mas, não sou mecânico.
O que podes fazer, se tiveres a ferramenta apropriada é tirar as velas fora, uma por uma para não te trocares a seguir e ver como é que elas estão.
Se estiverem limpas, o óleo não terá andado pela câmara de combustão, ou seja, não está a passar para dentro da área onde gasolina e ar se misturam e dão origem à explosão.
Se andar nesses lados... pode ser segmentos... mas qualquer adivinha deste tipo, implica abrir o motor para ter a certeza.

Os raspadores, podem tirar-se, mas arriscas a partir a mola que os segura. O resto é apenas um parafuso.
Vê no meu DB. estão lá umas fotos que mostram os raspadores

Ou vê este tópico aqui que ajuda mais
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Já agora dava jeito manter os temas separados... para quem vêm à procura de um problema de motor, encontrar este tópico a falar de raspadores de vidros, não lhe dá muita serventia Smile
fdias
fdias
-
-

Mensagens : 4308
Data de inscrição : 22/05/2010
Idade : 56
Localização : LX

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  LittleLion Sex 21 Mar 2014 - 11:00

Bubleam escreveu:
fdias escreveu:Os raspadores dos vidros, estão como os meus...
não sei com que material se pode raspar aquilo sem danificar a chapa por baixo.
talvez uma lixa e depois existem sprays com tinta apropriada para repor isso à normalidade.


Obrigado, amanhã já vou averiguar. Mas o consumo de oleo não poderá ser das velas?

Quanto aos raspadores... A minha dúvida é se aquilo não dá para tirar (e como se faz), uma vez que fica um trabalho melhor..

Obrigado

O consumo de oleo depende da velocidade e rpm's que facas no dia a dia.
Por exemplo no meu se andar com ele sempre a dar gás e rpm's altas ele vai gastar bastante oleo.
Se procurares aqui no forum tem ai casos em que fizeram algarve-porto (penso eu) com rpm altas e a varreta do oleo foi do max ao min, agr tudo depende da tua condução.
O Hrv se andares com rpm altas ele vai gastar oleo e MT gasolina, agr se andares com rpms baixas vai ser um consumo de oleo normal, considerado não preocupante.

Cumprs,
LittleLion
LittleLion
HR-V fan
HR-V fan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 17/06/2012
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  fdias Sex 21 Mar 2014 - 12:15

Algarve Lisboa (são 300 kms no total que fiz) e foi meia vareta de óleo para o galheiro.
Sempre com o prego colado lá em baixo, até à zona de Palmela que é onde os amigos costumam plantar os radares debaixo das pontes, para nos pescarem nas portagens Wink
fdias
fdias
-
-

Mensagens : 4308
Data de inscrição : 22/05/2010
Idade : 56
Localização : LX

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  geobik Sex 21 Mar 2014 - 20:20

as velas para o carro a gas ou gasolina são as de origem o resto é conversa.

o oleo desceu contigo e com muitos outros que passam a gas. Como fica mais barato assapar, andam de prego colado e depois dizem que o carro gasta oleo, e alguns até dizem que a culpa é do gas.

levanta o pé que isso passa  Wink 

geobik
HR-V lover
HR-V lover

Mensagens : 355
Data de inscrição : 05/09/2008
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  Bubleam Qua 26 Mar 2014 - 14:12

Boas,

Ponto de situação: coloquei óleo no dia em que escrevi o post. Andei com o carro todos os dias e até agora continua a nível  cheers 

Fui ver o vaso de expansão do radiador e está tudo impecável.

Posto isto, não faço ideia do que se passou.


Julgo que ninguém aqui no fórum me conheça de lado nenhum, portanto a melhor forma de descrever a minha condução é a seguinte: faço melhores médias em qualquer carro do que os fabricantes anunciam. Mas, por outro lado, também não deixo que acumulem carvão.
Para aí uma vez por mês (ou quando a necessidade assim obriga) puxo pelos carros, mas sempre depois de estarem quentes, terem andado uns kms e durante pouco tempo (nada de 20km a fundo). No HR-V, nunca passei dos 150km/h - por causa das calhas superiores.
Andar mais depressa neste carro por estar a GPL não está, de todo, relacionado. Já tive outro carro a GPL (ver forum) e a novidade do preço do combustivel já passou há algum tempo.

Quanto às velas, geobik, lamento mas tenho de discordar contigo. O meu Honda levou umas NGK ZFR5J-11 e toda a gente diz que foi o melhor que fiz.

Obrigado

Bubleam
HR-V user
HR-V user

Mensagens : 15
Data de inscrição : 22/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  geobik Qua 26 Mar 2014 - 20:01

Quantos às velas pode ser que tenhas razão. O que sentiste? gasta menos? dispara mais?

Quanto ao oleo, é do carro, se assapares ele bebe. Se for 0w40 ou 5w40 ou 5w30 ou 0w30 (sinteticos) ainda bebe mais, o ideal é 10w40

eu ponho velas de origem que foi o que me aconselharam em Braga na lovato e no meu mecânico. Depois da 1ª afinação o carro está impec.

geobik
HR-V lover
HR-V lover

Mensagens : 355
Data de inscrição : 05/09/2008
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  fdias Qua 26 Mar 2014 - 21:59

Bubleam escreveu: Mudei o óleo de motor à 4.000km. Pus 10w40 e tudo muito bem.

Geobik... tá logo no post inicial. 10W40

@Bubleam, diz-me lá outra coisa...

Verificaste o óleo só depois dos 4000 kms feitos ?
ou foste vendo e ele ia sumindo ?
Viste logo no dia em que o trocaste ou trocaram por ti ?

Ou seja, estou a pensar... terás trocado o filtro também ?
Se juntares algum consumo e um filtro novo, poderás ter aí o teu litro de diferença. É um tiro no escuro, mas é uma sugestão!
fdias
fdias
-
-

Mensagens : 4308
Data de inscrição : 22/05/2010
Idade : 56
Localização : LX

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  Bubleam Qua 9 Abr 2014 - 21:26

fdias escreveu:
Bubleam escreveu: Mudei o óleo de motor à 4.000km. Pus 10w40 e tudo muito bem.

Geobik... tá logo no post inicial. 10W40

@Bubleam, diz-me lá outra coisa...

Verificaste o óleo só depois dos 4000 kms feitos ?
ou foste vendo e ele ia sumindo ?
Viste logo no dia em que o trocaste ou trocaram por ti ?

Ou seja, estou a pensar... terás trocado o filtro também ?
Se juntares algum consumo e um filtro novo, poderás ter aí o teu litro de diferença. É um tiro no escuro, mas é uma sugestão!

Boas

Verifiquei o óleo só depois dos 4000km feitos.
Trocaram o óleo por mim e pedi para trocarem o filtro.

Como disse, quando escrevi o post, coloquei óleo. Hoje fui ver e já falta. Não sei o que se passa, mas não acho mesmo normal... Devo ter feito 200m a fundo e a subir, de resto não puxei pelo carro..

Obrigado

Bubleam
HR-V user
HR-V user

Mensagens : 15
Data de inscrição : 22/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty algumas pistas

Mensagem  rui miguil Qua 9 Abr 2014 - 21:47

rui miguil
rui miguil
HR-V lover
HR-V lover

Mensagens : 341
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 53
Localização : lisboa e arredores

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Consumo de Óleo

Mensagem  Paulo Rui Silva Seg 16 Mar 2020 - 21:53

Boa noite,

Como já publiquei há uns tempos atrás, adquiri um HRV e troquei óleos e fez a respectiva revisão. Agora que fiz pouco mais de 1.000 Kms fui ver o nível do óleo e... ai jesus!
Está no mínimo da vareta e não foi por ter andado de 'prego a fundo', pois os consumos deste carro aliado ao preço do combustível é proibido exceder os limites de velocidade impostas por lei. Apesar dos 228.000 kms que o carro tem, o trabalhar do motor e é muito saudável, foi à inspecção e os gases também estavam bem, o que me leva a pensar que o consumo de óleo tem alguma causa que não desgaste de motor, penso eu...
Alguém já ouviu falar na válvula PCV ? Sabem onde fica situada ?
Pelo que li na NET quase ninguém lhe dá muita importância, mas pode ser uma das causas de fugas e consumo de óleo. 

Desde já obrigado pela a atenção e se alguém puder ajudar a esclarecer este assunto, agradeço.

Cumprimentos
Paulo Silva

Paulo Rui Silva
HR-V user
HR-V user

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/11/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  fdias Seg 16 Mar 2020 - 22:20

não faz fumo nem nada ?
Se colocares o dedo no tubo de escape por dentro, não fica engordurado ?

Normalmente o problema destes motores é mesmo o consumo de óleo derivado aos segmentos.
Relativamente à válvula PCV não tenho conhecimento sobre o assunto.
fdias
fdias
-
-

Mensagens : 4308
Data de inscrição : 22/05/2010
Idade : 56
Localização : LX

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  Paulo Rui Silva Ter 17 Mar 2020 - 0:02

Não, não faz fumo. Vou continuar a investigar até porque o que sai do escape não tem o cheiro característico de motores a queimar óleo.

Paulo Rui Silva
HR-V user
HR-V user

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/11/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  amoreira Qui 11 Jun 2020 - 22:15

Eu troquei a valvula pcv e não ajudou de muito contudo e importante mudar essa valvula e se possivel limpar a caixa onde ela se encontra, acho q a honda recomenda entre 60/80km a troca, contudo, ainda tenho uma fuga do motor junto a caixa de velocidades para resolver. Ainda com uma valvula nova, quanto mais kmso carro tiver, motor esta mais desgastado e vao passar mais gases por esta valvula, uma solucao e usar um sistema catch can, para o oleo nao ir para combustao criando uma mistura ar/ combustivel mais pura. Estes sistema pvc oem nao sao muito bem desenhados.
No entanto, o meu carro é cinzento e na mala fica sempre com pintas pretas do escape parece oleo, não deita fumo nem nada mas vou apostar em trocar os vedantes das valvulas, para tentar eliminar todas as possibilidades de oleo na combustao, senao resultar, trocar os segmentos será o próximo passo, apesar de ter feito teste de compressão (seco e molhado) e aparentemente estar tudo dentro dos parametros.
Quando puder meto umas fotos da valvula pvc
amoreira
amoreira
HR-V lover
HR-V lover

Mensagens : 306
Data de inscrição : 05/12/2011
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  Paulo Rui Silva Seg 15 Jun 2020 - 11:15

Bom dia,
Vá informando o evoluir da situação, acho importante para todos saberem como intervir no futuro, se necessário, claro.
Obrigado e cumprimentos.

Paulo Rui Silva
HR-V user
HR-V user

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/11/2019

Ir para o topo Ir para baixo

[Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo  Empty Re: [Duvida] Problemas HR-V - Consumo de óleo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos