FORUM HR-V Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Já viu que horas são ?
Lisboa
O teu Fórum na NET
ForumHRV no FaceBookForumHRV no YouTubeSite HONDA Portugal
Últimos assuntos
» ficha de diagonostico
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptyQui 21 Mar 2024 - 16:42 por fdias

» Comandos das portas
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptySáb 2 Mar 2024 - 16:41 por fdias

» Sonda de temperatura de gases
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptySex 26 Jan 2024 - 3:12 por Carlos Francisco

» Rádio com AUX
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptyQua 17 Jan 2024 - 23:15 por fdias

» Ventilador e AC
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptyQui 4 Jan 2024 - 10:36 por Paulo Rui Silva

» Porcas Segurança Roda
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptyQua 6 Dez 2023 - 15:53 por Paulo Messias

» Roubo Catalisador
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptyTer 21 Nov 2023 - 13:03 por JD16W1

» Manual de manutenção
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptySeg 16 Out 2023 - 17:33 por fdias

» Central multimedia HRV 2017
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptyQua 20 Set 2023 - 10:44 por micasbond

» Óleo da marca SUNOCO 10W40
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptyTer 12 Set 2023 - 1:32 por LandFreitas

» Barras de tejadilho HRV Ano 2000 - 5portas
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptyTer 11 Jul 2023 - 18:44 por Pmartj

» Medida da furacão
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptySeg 1 maio 2023 - 20:24 por Ramiro Santos

» Erros P0132 e P0443 e Travões, Como resolver?
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptySex 24 Fev 2023 - 23:09 por fdias

» Temperatura do anticongelante no motor D16W1
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptySex 24 Fev 2023 - 22:46 por fdias

» Óleo de motor escuro após uns 3000km
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptySáb 18 Fev 2023 - 1:22 por JD16W1

» Hrv ora pega, ora não pega !!!
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptyQua 8 Fev 2023 - 0:56 por Anualmix

» Oleo de motor recomendado
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptyTer 31 Jan 2023 - 16:47 por fdias

» OBDII and Torque
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptyQui 5 Jan 2023 - 0:12 por fdias

» Sensor temperatura gases de escape - Honda HRV 1999 VTEC
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptyTer 3 Jan 2023 - 19:48 por JSilva

» Radiador HRV
GPL - coloco ou não ? - Página 2 EmptySeg 2 Jan 2023 - 23:12 por berthier


GPL - coloco ou não ?

+8
plbio
amoreira
Globetrotter
fdias
superfer
Xonix72
EZ
Joy-Mach
12 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  fdias Sex 6 Abr 2012 - 15:46

Comprou um frontera a gasoleo... chora
fdias
fdias
-
-

Mensagens : 4308
Data de inscrição : 22/05/2010
Idade : 56
Localização : LX

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  Xonix72 Sex 6 Abr 2012 - 16:28

Sim Joy se tivesse ficado c ele... há 3 anos q andaria a GPL e já estaria pago o kit (até ag c Frontera fiz 35000 kms, se tivesse um a GPL teria feito mts mais) Wink até tinha marcado instalação na Decosport em Setúbal, mas entretanto surgiu o negócio c o Frontera e cancelei, foi a única razão Cool
Antes era para ter instalado GPL num Volvo V40 T4 e num Audi A6 1.8T, mas como foram compras e vendas rápidas ñ o cheguei a fazer Smile
Xonix72
Xonix72
-
-

Mensagens : 1334
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 52
Localização : Loures e Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  Joy-Mach Sex 6 Abr 2012 - 20:05

Bom.. depois de muito ponderar, de muitas contas feitas e de muita análise de prós e contras, cheguei à conclusão de que me vou deixar estar tal e qual como estou.
Não tenho nada contra o GPL como combustível, provavelmente se fosse outro carro que não me disse nada ou se tivesse de fazer mais km's com ele, talvez aí a decisão seria mais fácil.

Por isso vou deixar aqui a minha opinião, para que possa ajudar quem esteja com o mesmo dilema e seja proprietário de um Honda ou Hrv.

Penso que o GPL seja uma alternativa bastante viável, mas apenas para quem tenha:
1. Carros de marca que não tenham as válvulas macias ou onde esses problemas de desgaste das mesmas se verifiquem apenas após uma média de 60.000km's;
2. Que não façam as revisões na marca (evitando os constrangimentos de ficarem coisas por fazer ou terem de andar da oficina da marca para o instalador do GPL e vice-versa, ou de verem recusada a aceitação do carro para revisão);
3. Que façam mais de 15.000km's por ano (por forma a abaterem o valor investido no kit GPL em 1 ou 2 anos máximo);
4. Veículo com no máximo 100.000 km's para tirar o máximo de proveito da economia do GPL e retorno do valor investido, durante a vida útil do carro ou durante o tempo que está disposto a ficar com o carro;
5. O pé direito leve e pouco nervoso Wink (pois arranques bruscos e regimes altos durante muito tempo não fazem bem às válvulas e com GPL o problema agrava-se);
6. Que esteja consciente e tenha €€ para arcar com um eventual estrago das válvulas, que no pior dos cenários poderá dar cabo do motor e mais alguma coisa (reflectindo-se num arranjo bastante dispendioso ou em troca de carro);
7. Que esteja disposto a andar sempre em cima das manutenções do GPL e do nível do lubrificante de válvulas (que no caso dos Hondas nunca deverá faltar);
8. Que esteja disposto a abdicar da presença do pneu sobresselente ou andar com ele na bagageira, ou substitui-lo por um daqueles spray's;
9. 1.600€ a 1.700€ para gastar na instalação;
10. Que esteja consciente de que poderá ter de ir ao instalador várias vezes (durante os primeiros 1.500 km's mais ou menos) afim de afinar o dispositivo;
11. Que esteja consciente de que carros com computador de bordo com leitura electrónica do nível do combustível, necessitarão de dispositivo emulador para terem leituras correctas de consumo e autonomia;
12. Que esteja consciente de que o consumo a GPL aumenta (contar com 20 a 30% a mais).

Ora, tendo em conta o meu cenário e as variantes: demora no retorno do investimento e poupança, km's percorridos anualmente, risco de avarias, transtorno com revisões... julgo que não vale a pena.
Prefiro poupar os 1.700€ do investimento e utilizá-los para andar durante os 2 anos que se seguem. E esperar por melhores tempos, pode ser que nessa altura consiga adquirir um segundo pópó mais contido nos consumos. Cool

Gosto muito do meu hrv99 para correr o risco, e depois se lhe acontecer alguma coisa que tenha a ver com a instalação acho que ia ficar com dor de consciência... para não falar que ficava apeada!

Carregar aqui para simular Arrow Simulador Galp
Joy-Mach
Joy-Mach
HR-V lover
HR-V lover

Mensagens : 329
Data de inscrição : 14/10/2008

http://kr-atelier.com

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  Xonix72 Sex 6 Abr 2012 - 23:49

Ganhou a sensatez e a realidade prática Smile Entendo a situação c a parte mecânica na Honda vs GPL... mas tb acho q te meteram medo a mais em relação ás válvulas, ñ é bem assim como te pintaram... é menos problemático e um caso (c diversas vertentes) ñ são casos Wink uma coisa é certa, por enquanto 1600€ ainda dão umas litrosas de gasosa Laughing 940L +- e a um consumo médio de 8L dará p fazeres uns 11750kms lol!
Xonix72
Xonix72
-
-

Mensagens : 1334
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 52
Localização : Loures e Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  superfer Sáb 7 Abr 2012 - 1:37

3. Que façam mais de 15.000km's por ano (por forma a abaterem o valor investido no kit GPL em 1 ou 2 anos máximo);
[...]
8. Que esteja disposto a abdicar da presença do pneu sobresselente ou andar com ele na bagageira, ou substitui-lo por um daqueles spray's;
[...]
9. 1.600€ a 1.700€ para gastar na instalação;
[...]
12. Que esteja consciente de que o consumo a GPL aumenta (contar com 20 a 30% a mais).

Nestes 4 pontos dou-te toda a razão. Fora da importancia dos pontos 3, 8, e 9, o que mais me inquieta é o ponto 12, tenho a sensação de que os preços de GPL irão subir muito, logo que a legislação em relação ao autocolante e as possibilidades de estacionamento mude. Daí a dificuldade em calcular os custos a longo prazo.
Fora disso, os problemas técnicos de válvulas etc resolvem-se com soluções técnicas e hoje em dia há instalações GPL no mercado tão perfeitas que não há que ter medo das válvulas... eu faço muitos milhares de kms por ano com o meu outro carro (Fiat Croma), e a alta velocidade, sem ter o mínimo problema. E aí obedeço à exigencia principal do teu ponto nr. 3, o GPL não tem grande vantagem só por poucos km anuais. Boa decisão!
superfer
superfer
HR-V lover
HR-V lover

Mensagens : 357
Data de inscrição : 26/10/2011
Idade : 77
Localização : Mira 50% Holanda 50%

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  plbio Sáb 7 Abr 2012 - 12:58

Boa tarde Hondistas.

Apesar de ser a primeira vez que faço qualquer tipo de comentário no forúm, tenho acompanhado alguns tópicos e que por sua vez tenho que agradecer, pois já me desloquei a uma das referencias aqui colocadas em relação a amortecedores e molas.

Tenho o HR-V de 2000, onde à questão de um ano fiz algumas alterações, nomeadamente a transformação para GPL. Naturalmente que para mim o investimento já está mais do que pago, pois converti para GPL à 10 meses e fiz até ao dia de hoje 57.537km (a profissão assim me obriga).
Antes da instalação de GPL, desloquei me a diversos instaladores pessoalmente, a fim de perceber através da sua explicação de funcionamento, instalação, conselhos, etc..... E só um me convenceu pela sua naturalidade, simplicidade e sinceridade de resposta às minhas questões.

Até aos dias de hoje, não estou arrependido, pelo contrário, pois além dos valores que já economizei de combustível, qualquer questão que tenha relacionado com o meu HR-V, não necessito de me deslocar, tenho feito por contacto telefónico, e só em caso de dúvidas, desloco me à oficina para melhor avaliação.

Dois dos caso que surgiu no inicio, foi um dia necessitar de me deslocar de Sagres a Óbidos com urgência e a máquina não passava dos 170km/h, o que não era habitual. Informei a oficina e prontamente me resolveram o problema. (software da centralina de gestão do GPL).
Outro caso foi de o oleo de lubrificação das válvulas que gastava em demasiado, e ainda por cima, oleo que é bastante caro o litro. Desloquei me à oficina e não tendo eles conhecimento do porquê, contactaram a BCR sobre o caso. Veio se a descobrir que era devido ao peso rebocavel, o que originava um esforço bastante superior do motor. Sim, do peso rebocavel, pois desloco me por todo o País com um reboque de 900Kg.
Ao fim de 15000km, verifiquei que o consumo tanto do GPL como do Oleo de lubrificação diminuiu consideravelmente, que suponho ser de o motor estar mais do que "habituado".
Coloco 20€ de gasolina, praticamente de 4 a 4 meses, e porque por vezes me esqueço de atestar o depósito de GPL e depois tenho que utilizar gasolina.

A nível de performance do motor com GPL, sinto a máquina muito mais suave do que com gasolina, e onde noto mais esta diferença é quando ando com o reboque atrás e tenho que utilizar gasolina.
Devido à profissão e 98% dos meus clientes ficarem em lugares onde para lá chegar tenho que efectuar alguns km´s em terra batida e em estados menos bons, pensei que a máquina se fosse negar com GPL (perda de força), mas muito pelo contrário, a força e potência encontra se lá e se formos a fazer os cálculos do combustível que se gasta no TT a gasolina, garanto que se verifica uma diminuição na carteira com GPL.

O instalador é AutoEcologia para os lados de Sintra, onde procedem também a manutenções de viaturas além de GPL (eu estou satisfeito).

Desculpem por este "testamento", mas quis expressar a minha pouca experiência e alguns casos reais, para que com experiência de todos nós (hondistas HR-V´s), melhoremos o dia a dia de cada um.

Abraço a todos

plbio
newbie
newbie

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2011
Localização : Lisboa

http://www.pl-bio.com

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  fdias Sáb 7 Abr 2012 - 16:13

Olá PLBIO,
Bem vindo ao fórum e só não te desculpamos uma coisita... a falta da apresentação no local correcto!

Tirando essa falha, que no teu caso é menor, queremos enaltecer o que realmente importa que é o teu contributo para desmistificar as conversões a GPL e ao fim ao cabo receber a tua experiência como uma mais valia para este fórum. Podias referir também quanto ficou a transformação, pois o KIT já percebemos que é o BRC. Já agora referiste outro ponto que normalmente não se fala, que é o consumo do óleo de lubrificação de válvulas. qual o custo para esse componente, que teremos que adicionar sempre às nossas contas, quando pensamos GPL vs Gasolina!

Queria deixar-te o desafio de criares entradas no sprintmonitor ou outro similar, para que possamos todos ganhar com o conhecimento das médias e preços do GPL.
Obrigado pela tua participação muito positiva!
não te esqueças da apresentação

Até já


Última edição por fdias em Dom 8 Abr 2012 - 23:30, editado 1 vez(es)
fdias
fdias
-
-

Mensagens : 4308
Data de inscrição : 22/05/2010
Idade : 56
Localização : LX

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  plbio Dom 8 Abr 2012 - 22:42

fdias escreveu:Olá PLBIO,
Bem vindo ao fórum e só não te desculpamos uma coisita... a falta da apresentação no local correcto!

Tirando essa falha, que no teu caso é menor, queremos enaltecer o que realmente importa que é o teu contributo para desmistificar as conversões a GPL e ao fim ao cabo receber a tua experiência como uma mais valia para este fórum. Podias referir também quanto ficou a transformação, pois o KIT já percebemos que é o BRC. Já agora referiste outro ponto que normalmente não se fala, que é o consumo do óleo de lubrificação de válvulas. qual o custo para esse componente, que teremos que adicionar sempre às nossas contas, quando pensamos GPL vs Gasolina!

Queria deixar-te o desafio de criares entradas no sprintmonitor ou outro similar, para que possamos todos ganhar com o conhecimento das médias e preços do GPL.
Obrigado pela tua participação muito positiva!
não te esqueças da apresentação

Até já

Boa noite,

E onde é o local correcto?SmileSmileSmile .....tentei adicionar uma foto de perfil com a minha máquina, mas não consegui.
A minha transformação custou 1800 no total com factura, incluindo o sistema de lubrificação de válvulas, mas fui informado que nem todos aplicam esse sistema, nem fazem referência a tal.
O custo do óleo ronda entre os 22 a 25 Euros o litro, e muito sinceramente, nunca fiz médias de consumo do óleo, pois como com o reboque atrás exige maior esforço do motor e que por sua vez, aumento de lubrificação da válvulas. Não vou referir km´s e gastos para não vos levar em engano, mas poderei tomar mais atenção a esses valores, como faço cada vez que atesto o depósito.
Uma das referências que poderei adicionar aqui, é que a repsol em geral, é o gás que me rende mais, e de todas que já experimentei, utlizo a repsol da 2ª circular em Lisboa. Utilizo também a Galp do aeroporto.

Referiste para eu criar entradas no sprintmonitor ou outro similar, mas sinceramente, não sei do que falas...........Sad

Espero que o meu contributo seja positivo para quem deseja aplicar GPL ou mesmo para quem já o possua .

Abraço

plbio
newbie
newbie

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2011
Localização : Lisboa

http://www.pl-bio.com

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  fdias Dom 8 Abr 2012 - 23:27

Podes colocar a tua apresentação aqui, debaixo deste tópico...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Depois continuamos lá com as restantes duvidas, para não desvirtuar muito este tópico.
relativamente ao sprintmonitor... clica no meu consumo e vais ver o que é que me refiro...
fdias
fdias
-
-

Mensagens : 4308
Data de inscrição : 22/05/2010
Idade : 56
Localização : LX

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  AntonioMartins Qua 13 Jun 2012 - 0:42

Boas. Nao passa de 170?

o meu para chegar aos 150 tem que se esgalhar todo Cabecada ele aos 120 130 ja vai nas 4000-4500 rotaçoes ...o teu a 170 vai prai a 6000 não ?

abraço

AntonioMartins
HR-V user
HR-V user

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  fdias Qua 13 Jun 2012 - 12:37

Estes valores são aproximados e são para o motor de 105 Cv SEM VTEC!

RPM - Kms/h
3500 - 110
4000 - 130
4500 - 140
5100 - 160
5500 - 170
6000 - 190
6500 - 200


Última edição por fdias em Qua 13 Jun 2012 - 13:12, editado 1 vez(es)
fdias
fdias
-
-

Mensagens : 4308
Data de inscrição : 22/05/2010
Idade : 56
Localização : LX

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  Toni Qua 13 Jun 2012 - 12:52

Concordo com o fdias.
Toni
Toni
HR-V fan
HR-V fan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 22/12/2010
Idade : 38
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  João Silva Sex 15 Jun 2012 - 12:55

O meu já deu 185 Km/h no ponteiro perto das 6000 rpm, carregado, embalado, a descer e com o AC desligado. AE sem movimento, piso seco, vento fraco, boa visibilidade e por pouco tempo, em condições de segurança, claro!

Não me parece que consiga ir mais além (o meu)... nem é o propósito deste tipo de veículo.
João Silva
João Silva
HR-V lover
HR-V lover

Mensagens : 264
Data de inscrição : 08/12/2010
Idade : 43
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  EZ Sex 15 Jun 2012 - 13:09

Se encolheres os espelhos da mais 5 Km/h xD
EZ
EZ
HR-V lover
HR-V lover

Mensagens : 499
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 31
Localização : ÓBIDOS

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  João Silva Sex 15 Jun 2012 - 13:20

EZ escreveu:Se encolheres os espelhos da mais 5 Km/h xD


Sem dúvida! Laughing
João Silva
João Silva
HR-V lover
HR-V lover

Mensagens : 264
Data de inscrição : 08/12/2010
Idade : 43
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  fdias Sex 15 Jun 2012 - 13:26

João Silva escreveu:O meu já deu 185 Km/h no ponteiro perto das 6000 rpm, carregado, embalado, a descer e com o AC desligado. AE sem movimento, piso seco, vento fraco, boa visibilidade e por pouco tempo, em condições de segurança, claro!

Não me parece que consiga ir mais além (o meu)... nem é o propósito deste tipo de veículo.

É uma questão de apanhares uma descida mais acentuada, como por exemplo na CREL...
mas, concordo contigo... não é o propósito deste veiculo
fdias
fdias
-
-

Mensagens : 4308
Data de inscrição : 22/05/2010
Idade : 56
Localização : LX

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  AntonioMartins Sex 15 Jun 2012 - 16:41

voltando ao tópico....dia 30 de JULHO ja vou ter o carro a GPL ( se nao conseguir vaga para antes ) mrgreen

AntonioMartins
HR-V user
HR-V user

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/06/2012
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty GPL

Mensagem  ruylynx Qui 19 Jul 2012 - 3:20


Boas,

Tenho o meu HR-V desde 2009, é de NOV/2000, e foi transformado a GPL aos 115.000km.

Actualmente tem quase 195.000km, ou seja, ja fez 80.000 quase exlusivamente a GPL.

Instalação: Algarve, Portimão.
Marca: BRC com autolube para valvulas
Depósito: tórico de 55L instalado no lugar do pneu suplente

Consumos: (quase sempre)
- 1 depósito 50L = 450km (feitos a andar bem, sem condução económica)

Como meto GPL entre 0,55 e 0,75, normalmente dá uma média de 10 a 12L, em que com 7€ faço 100km.

Qual é o carro a gasóleo que actualmente faz essa média?
Total de poupança: o sistema está mais que pago!! sempre q atesto o depósito, 50L gasto perto de 30€. Se fosse a gasolina seria... 87€!!! quase 3x mais, para andar o mesmo!!

Logo, em 80.000km que já fiz.... é fazer as contas à poupança.

Long live the king HR-V!



ruylynx
newbie
newbie

Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

GPL - coloco ou não ? - Página 2 Empty Re: GPL - coloco ou não ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos